BlogBlogs.Com.Br

20/01/2009

Mérito de bailarina.

Ah, talvez você nunca tenha tido o prazer de subir num palco, ver as luzes quase te cegando, aquela câmera idiota que te persegue, os flashes que você tenta identificar. Mas a melhor sensação de todas com certeza é aquele friozinho na barriga (no meu caso é uma dor de barriga inevitável, sempre acontece comigo) aquela sensação que se esqueceu de tudo, e de que sua bolha está tomando uma proporção absurdamente gigante e que seus pés vão literalmente explodir dentro daquele pedaço de madeira-gesso-cetim. Sim, são as dolorosas pontas, aquelas que todas as bailarinas querem usar e depois que usam dariam tudo para tirar.

Doloroso é ter que ficar com seus pés ali, imóveis aguardando a hora do seu ensaio, seus pés presos dentro de uma ponteira que esmaga seus dedos contra suas bolhas, que deixa seu pé formigando, e que na hora que você precisa dela, te deixa não mão. Sim, são ingratas, quando você ve já a perdeu, ela escapou do seu pé. A fita desamarrou ou o elástico arrebentou.

E mesmo assim, você ama sentir isso, ama essa dor inevitável, das horas de alongamento, de aula , de sofrimento para entrar no palco e arrasar. Toda a sua pontualidade e aquela raiva de quem faltava no ensaio por motivos idiotas, como uma tia que veio comer bolinho de chuva com você. POXA, eu to com quatro bolhas dentro dessa coisa que deixa teu pé imóvel, ensaiando sem breu e sem linóleo, num chão encerado. AH, POR FAVOR, não venha querer tirar o meu mérito suado de bailarina não mesmo.
Ah ta, você deve estar se perguntando: Se é uma coisa tão dolorida e sofrida e desgastante e horrenda como ela diz, porque ela continua ?
Simplesmente pelo fato de saber que toda essa dor, tem uma recompensa, as pessoas que te elogiam se m te conhecer, as amizades que tu faz num espetáculo, o conhecimento de um novo teatro, novas realidades, a proporção que se tem um festival de dança.
E quando se dança, aquela musica que entra pelos seus ouvidos e toma conta do seu corpo inteiro, te fazendo esquecer de tudo, só querendo dançar, se liberar de tudo, dissipar os problemas e fazer com que o mundo pareça pequeno perto da sua grandiosidade quando dança. Os passos que você levou uma vida para aprender parecem fáceis quando se dança porque eles já fazem parte da sua vida.

Tudo se desfaz quando a dança faz parte da tua vida.


Bruna :3






4 comentários: