BlogBlogs.Com.Br

02/05/2009

AHIMSA

Ahimsa é não violência em sânscrito.

SHAKAHÁRA é o mesmo que vegetarianismo.

Durante milhares de anos, o vegetarianismo foi um princípio de saúde e de ética ambiental quando ainda nem se falava nisto. Os Rishis, os antigos sábios da Índia, sempre viveram de acordo com este preceito, formando a base de crença para o posterior Hinduísmo que, desde sua origem, prega a não-violência e o vegetarianismo.

*Vegetariano não come nenhum tipo de carne, seja da terra, do ar ou do mar. Vegetariano não comete este tipo de violência!

DEVEMOS MATAR PARA VIVER?
Absolutamente não! Há vários motivos que levam uma pessoa a se tornar vegetariana: pode ser uma questão de higiene, pois ela não aceita comer carne em decomposição; pode ser por uma questão de saúde, pois ela sabe das inúmeras toxinas contidas na carne, desde os antibióticos, passando pelas vacinas e hormônios, até os agrotóxicos contidos no pasto. Ela sabe que a carne contém níveis prejudiciais de gordura saturada e excesso de proteína.

Os grandes Mestres espirituais que apareceram neste planeta foram vegetarianos, como Krishna, Buddha e Jesus. Não derramar sangue para se alimentar é ahimsa. Nenhum animal precisa sofrer para servir ao homem.
Sabemos que é praticamente impossível viver sem matar. Argumentos simplistas visam derrubar o vegetarianismo, dizendo que para se comer um vegetal também é preciso matá-lo. Então, como viver sem matar? Os Rishis já tinham pensado em tudo isso. Se é preciso matar para viver, que nós, seres humanos conscientes, optemos por nos alimentar dos seres com menor grau na escala evolutiva, mas não de animais. Os vegetais não possuem sistema nervoso, portanto não sentem dor.
Esvaziar o espírito de toda intenção violenta, este é o verdadeiro ahimsa.
CARNÍVOROS ou CARNICEIROS ?
Quando aprendemos na escola que o homem é um ser carnívoro, isto é errado!
Somente o carnívoro ( o leão, por exemplo) que mata a sua presa na hora e a come ainda com o sangue quente. O restante da carcaça fica para os abutres ou carniceiros. Então, metaforicamente falando, os seres humanos são em parte carnívoros, em parte carniceiros.
O homem é mais um carniceiro, como um urubu ou uma hiena, que come a carne em decomposição e não se envolve em seu abate.
Todos os textos foram extraidos do site Vidya Yoga.
-Não, não peço que sejam vegetarianos. Até porque também não sou. Sou conciente do que consumo e sou escrava de uma sociedade ridicula e incentivadora de um ato cruel e desumano. A partr de hoje começa minha saga na tentativa de me abster da carne bonive e suína.
Não garanto que conseguirei mas minha mente está um pouco mais evoluída e ciente do que está acontecendo.
"O mundo está ao contrario e ninguém reparou..."
Meu post de hoje seria sobre uma poesia de Mário Quintana. Mas achei de muito mais importância a NÃO VIOLÊNCIA
Sejam felizes como quiserem!
Tenham um bom final de semana

3 comentários:

  1. Ótimo post!
    Me lembrei dos tempos em que fui "vegetariana".Passei mais de um ano sem comer carne bovina e suína, não foi uma abstinência total,mas, era um começo.
    Hoje, acho que seria bem mais difícil pra mim, fazer uma mudança tão grande nos meus péssimos hábitos alimentares.
    Mas, vou tentar pelo menos reduzir o consumo! :D

    Adorei o blog!

    Se tiver cinco minutinhos sobrando,olha o meu blog:

    http://incubadorablog.blogspot.com/

    :*

    Indira

    ResponderExcluir
  2. nóssa muiito legal! mando bem guria (:
    eu não gosto de carne :s tipo raramente eu como, mas se não existisse não me faria falta.
    quase vegetariana!
    parabens pelo blog *o*

    ResponderExcluir
  3. Woooooow. Obrigada pessoas amadas !
    Isso ai!
    Salvem os animais *-*

    ResponderExcluir